COMO FUNCIONA O MOTOR DE PARTIDA

Conhecido também como motor de partida, o motor de arranque tem como função impulsionar o motor quando este ainda está parado. Ele é alimentado com um cabo positivo ligado diretamente da bateria e um negativo ligado à carroceria do veículo, e é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente.
Alguns fatores são necessários para que a rotação seja efetiva: o atrito nos mancais, os tipos de óleo lubrificante, tipo de preparação da mistura ar-combustível, taxa de compressão, quantidade de cilindros, temperatura externa e componentes móveis.
O motor de arranque é composto por nove peças: massas polares, carcaça, bobinas de campo, suporte de escovas, induzido, pinhão de engrenamento, solenoide, alavanca de acionamento e tampas.
Dificilmente o motor será uma peça de trocas sucessivas, no entanto, ele não está livre de apresentar problemas que, em geral, estão ligados à má utilização. Se há dificuldade em manter o motor de partida acionado, é possível que haja algum problema na ignição do motor, nas bobinas de ignição, nas velas de ignição ou no combustível utilizado.
A recomendação é, durante a partida, não fazer o esforço excessivo de girar a chave e mantê-la acionada por mais de 10 segundos. O correto é esperar por dois minutos para que o motor de partida resfrie e, em seguida, tentar novamente.
Manutenção preventiva:
- Confira no manual do fabricante, os intervalos de manutenção e itens a serem checados conforme a quilometragem do carro.
Dicas:
- Solicite ao profissional especializado que, além do motor, verifique também, as condições da bateria, do sistema elétrico e da chave de ignição do veículo.
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Faça a manutenção periódica do seu veículo